A importância das notas fiscais nos postos de combustíveis
- Todai Advogados
- 6 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Fonte: WebPosto

Muitos donos e operadores de postos de gasolina ainda não entendem os benefícios da emissão da nota fiscal para seus negócios.
Para crescer legalmente, é imprescindível estar em situação fiscal regular com a empresa sem correr o risco de sofrer penalidades graves. A faturação é assim obrigatória para todas as bombas de gasolina que pretendam garantir a segurança das suas operações.
Claro que esse é um ponto importante, mas existem outros benefícios para você que utiliza NF-e regularmente em sua empresa.
SOBRE A NOTA FISCAL
Quando falamos em nota fiscal, na verdade estamos nos referindo a nota fiscal eletrônica ou NF-e. É um documento fiscal que regula as relações comerciais, como a compra e venda de bens e serviços.
No entanto, a NF-e não é apenas um simples documento de transação, ela também é usada para arrecadar impostos, permitindo que as autoridades fiscais obtenham diversas informações sobre transações tributárias.
Ao mesmo tempo, a fatura obriga consumidores e vendedores a garantir seus direitos em caso de disputa.
A importância da NF-e
A emissão da nota fiscal eletrônica dá mais tranquilidade aos clientes e consumidores dos postos de combustíveis, ao demonstrar que a empresa está em dia com suas obrigações fiscais com o governo. Além disso, as faturas geram dados que as empresas podem usar para executar ferramentas de gerenciamento de suprimentos, como gerenciamento financeiro, fluxo de caixa e gerenciamento de estoque.
Desde a existência da nota fiscal eletrônica, a gestão tributária também ficou muito mais fácil e ágil, e sua contabilidade pode ser utilizada para gerar mais confiança aos credores, credores e fornecedores.
Isso porque os dados fiscais fornecidos pela movimentação da NF-e nos dão uma visão confiável de como os e-mails são cobrados. Isto torna mais credível angariar fundos junto de investidores, obter empréstimos bancários, etc.
Vantagens para o seu posto
1 – Automação
A nota fiscal eletrônica possui recursos de automação de informações que se conectam diretamente aos postos de gasolina.
Assim, é possível enviar os dados fiscais das suas vendas diretamente para a sede do seu município. Isso economiza tempo e evita atrasos no envio de recibos individuais.
2 – Segurança de informações
A Fatura Eletrônica é um documento eletrônico simples e rápido, que não pode ser apagado e contém a data e hora da transação. Isso traz segurança para clientes, fornecedores e, claro, para os postos de gasolina.
Além disso, tem o benefício adicional de reduzir os erros manuais que causam grandes dores de cabeça nos negócios no final do mês e durante todo o ano.
Não emitir nota fiscal é crime
Nos termos do artigo 1º da Lei 8.137 de 1990, o empresário que emitir, falsificar ou omitir valores relativos a notas fiscais incorre em sonegação fiscal e incorre em pena de reclusão de dois a cinco anos e multa.
Este é um problema muito sério para a economia brasileira e para as receitas do governo. Segundo o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional, só a sonegação custa cerca de R$ 500 bilhões anuais.
Por isso, emitir notas fiscais nos correios é importante não só para a saúde financeira e financeira do negócio, mas também para garantir os recursos de investimento do país.
Comentários